Bem-vindo ao Blog da BE/CRE da Ribeira

Neste blog partilhamos com a comunidade Educativa o produto do trabalho desenvolvido por nós. Contamos com a participação de todos. Seja crítico, deixe o seu comentário e sugestões.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Comemorações do "Dia Mundial do Livro"

No dia 23 de Abril comemorou-se, na nossa escola, o “Dia Mundial do Livro”.
Nesse dia, todas as turmas do 4º ano foram à BE, onde receberam as instruções para realizar uma “Caça à Poesia”। Esta actividade, organizada pela Coordenadora da Biblioteca e orientada por esta e pelo professor da turma, teve como objectivos principais assinalar a efeméride, dar a conhecer poesia e despertar o gosto para este tipo de texto. Cada turma, organizada por grupos, leu pistas, interpretou-as, procurou, encontrou, leu poemas e provérbios adaptados ao tema em questão, completou-os usando a imaginação, apresentou aos colegas o trabalho desenvolvido e, no final, todos conheceram a versão original, o autor e o livro, do qual foi retirado o excerto de cada poema.
Esta actividade foi também desenvolvida, nos dias que se seguiram, por todos os alunos do 3º ano e por 3 turmas do 2ºano. Todos os poemas foram afixados no polivalente da escola.
Para que este dia não fosse ignorado por ninguém, foi criado, em toda a escola, um ambiente de festa, onde não faltou o bolo gigante, em forma de livro, do qual todos puderam saborear fatias de “Doces Leituras”. Esta iniciativa contou com o apoio do Conselho Executivo, dos funcionários, alunos e Encarregados de Educação. Juntos conseguimos alegria, satisfação e uma verba, no valor de 374,34€, soma das moedas (de valor indefinido) que os alunos colocaram voluntariamente na caixinha das “Doces Leituras” e que será aplicada na compra de novos livros, DVD e CD-ROM.
Nos dias 29 e 30 do referido mês, os alunos do J.I, 1º ano e 2 turmas do 2º ano também foram à BE ouvir e participar no conto “História de um segredo”, de João Paulo Cotrim. Na sala de aula, os alunos fizeram trabalhos escritos e/ou ilustrados, que foram afixados no polivalente e, junto com os trabalhos dos restantes colegas, preencheram e embelezaram aquele espaço.

2 comentários:

Anónimo disse...

Os bolos foram deliciosos e ficaram lindos.Eu e todos os meus colegas gustamos mais do de chocolate.E desculpem se nao contribui muito para voces mas eu fis o que pode.

Anónimo disse...

Eu acho que VOCES DEVIAM FAZER MAIS ACTIVIDADES COMO A DO CAÇA AO TESOURO POR EXP.:PODIAM LER UMA HISTORIA E DEPOIS FAZER JOGOS COM PERGUMTAS SOBRE ESSA HISTORIA.