terça-feira, 17 de novembro de 2009

Ciclo de escrita na Biblioteca Escolar


Trabalho na BE com os alunos do 3.º D

Lê o texto informativo, tira notas do que é novo para ti, para que possas acrescentar ao teu mapa conceptual.

Malefícios do tabaco

O tabaco é proveniente de uma planta chamada Nicotina Tabacum. Nele encontramos, para além da nicotina, um número muito grande de outras substâncias tóxicas como, por exemplo: a terebentina, o formol, a amónia, a naftalina, entre outras.
Habitualmente, o tabaco serve para ser fumado através do cigarro, do charuto ou cachimbo. No entanto, há quem prefira cheirá-lo (nesse caso usa rapé) ou então mascá-lo (é o chamado tabaco de mascar). O cigarro é o mais consumido, tanto pelos homens como pelas mulheres, e o seu uso pode acontecer em qualquer época da vida, provocando habituação. Os fumadores acabam por ficar viciados de tal forma que, mais tarde, quando querem largar o tabaco, têm imensa dificuldade, recorrendo então à ajuda de médicos e farmacêuticos.
Infelizmente, em Portugal, o primeiro contacto com o cigarro acontece muito cedo, por volta dos 12-14 anos, sobretudo entre os estudantes do sexo masculino.
Os fumadores podem apanhar doenças graves, tais como a pneumonia e o cancro (do pulmão, da laringe, da faringe, esófago, boca, estômago, entre outros). Sabe-se também que, quanto mais cedo se iniciam neste vício, mais dificuldade têm em libertar-se dele.
Durante a gravidez, se a mãe fumar, o feto também “fuma", recebendo as substâncias tóxicas do cigarro através do cordão umbilical. A nicotina provoca o aumento do batimento cardíaco no feto e várias alterações de origem nervosa, para além de fazer diminuir o seu peso. Entre outras complicações que surgem durante a gravidez, o risco de aborto é maior nas mães que fumam.
Durante a amamentação, as substâncias tóxicas do cigarro são transmitidas também para o bebé através do leite materno.
Os fumadores não são os únicos expostos ao fumo do cigarro, as pessoas que não fumam também são atacadas por ele; basta estar ao pé de um fumador para se ser também prejudicado.
Actualmente, sabe-se ainda que o tabaco retira a concentração e o raciocínio.
Por tudo isto ou seja, pela tua saúde, NÃO FUMES!!

Sem comentários:

MENSAGENS POPULARES