Bem-vindo ao Blog da BE/CRE da Ribeira

Neste blog partilhamos com a comunidade Educativa o produto do trabalho desenvolvido por nós. Contamos com a participação de todos. Seja crítico, deixe o seu comentário e sugestões.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Semana Da Leitura 2010

Partilha de Sabores de Leitura…

De 1 a 5 de Março, as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e os Jardins-de-Infância do Agrupamento Grão Vasco comemoraram a Semana da Leitura.
À semelhança dos anos anteriores, o prazer da leitura atingiu o seu expoente máximo com diversos eventos que decorreram em paralelo, ao longo da semana. Se por um lado, o programa permitiu acolher diferentes membros da comunidade dentro da escola, por outro lado, lançou desafios aliciantes para o exterior, com actividades de leitura em instituições diferenciadas.
A abrir a semana, a escola teve a visita de uma personagem vestida de um modo peculiar, Dulce Ler, uma menina que só procurava uma turma onde a leitura tivesse um lugar de excelência. Por essa razão, deixou um diário de bordo, onde os alunos registaram as leituras que fizeram ou ouviram.
Os espaços tornaram-se pretexto de encontro para o desfrutar de saborosas leituras entre pares e descobrir novas possibilidades de reinventar o já inventado. Deste modo, decorreram leituras de pares, organizadas dentro das turmas e leituras inter-turmas que cruzam experiências de vários níveis e confrontam crianças do 1º ciclo com crianças da Educação Pré-Escolar. Os familiares e amigos também tiveram o seu lugar de honra com leituras a par, no espaço das salas de aula.
O foco da leitura alargou-se à periferia das escolas, pelo que produziu um aprazível efeito contagiante em diversas áreas da cidade. As turmas dispersaram-se pelas instituições locais, de modo a levar a palavra emotiva na voz de quem lê, a um número considerável de auditores. O Centro de Dia de São José, o Lar de São Caetano, o Serviço de Pediatria do Hospital de São Teotónio, a Escola Superior de Educação, as rádios locais, foram alguns dos espaços que acolheram crianças ávidas de comunicar um modo de balançar a palavra e o silêncio, ao sabor da infância …
No dia 2 de Março, as crianças mais pequenas da Educação Pré-Escolar vivenciaram a arte ancestral de ouvir contar, com a visita da Contadora de Histórias, Letícia Liesenfeld, que nos levou com o seu encanto e os seus silêncios, a deambular pelos mistérios da Princesa da Chuva, de Luísa Ducla Soares.
O evento foi encerrado com um encontro no Instituto Português da Juventude, cujo palco se tornou o centro da partilha de leituras.
A Festa da Leitura ofereceu um banquete de histórias e poemas degustados ao sabor da inspiração de cada um.

Sem comentários: