Bem-vindo ao Blog da BE/CRE da Ribeira

Neste blog partilhamos com a comunidade Educativa o produto do trabalho desenvolvido por nós. Contamos com a participação de todos. Seja crítico, deixe o seu comentário e sugestões.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Os Bons Amigos de Paul François

 Aproveito para retomar o conto tratado esta semana com os grupos da Educação Pré-Escolar, para deixar um pequeno apontamento que poderá elucidar-te, pequeno leitor, sobre a importância estética, pedagógica e psicológica que pode assumir a obra literária na tua vida.
"Os Bons Amigos" é um conto de autoria de Paul François com ilustrações de Gerda, marcado de cadência poética. Foi publicado originalmente pela Flammarion, na coleção Père Castor. Esta coleção foi criada para associar à preocupação estética - imagem e texto - a teoria construtivista piagetiana do desenvolvimento da criança. De fácil acesso económico, teve o propósito de alimentar os sonhos de várias gerações de crianças, com rigor literário e plástico, ao mesmo tempo que pretendia influenciar o desenvolvimento global da criança. O termo «Pai» remete para o facto de Piaget ser considerado o pai da psicologia do desenvolvimento e «Castor» é o animal que representa o construtor, o empreendedor, por excelência. A criança, é vista como sujeito da sua própria construção, num ambiente onde existem pessoas e situações estimulantes que orientam.  
Helena Marques


Sem comentários: