quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Contos Catárticos com Chá

Os contos catárticos com chá foram oferecidos aos alunos do 1º ano de escolaridade do agrupamento. Duas semanas preenchidas com sessões nas escolas.
Desfrutando, turma a turma,  foi um modo diferente de entrar no universo do conto. O prazer de ler, de narrar e de escutar, acompanhou outros prazeres sensoriais. A ideia era que a leitura fortalecesse o bem-estar emocional e o contacto do auditor/leitor consigo mesmo, seria o resultado.
As sessões partilham a leitura em voz alta, com suportes e contextos associados ao efeito catártico que os contos podem ter, no desbloqueio emocional.
O chá escolhido foi servido com a leitura do conto específico ao seu efeito, de acordo com as emoções de leitura. Alguns acessórios apoiaram o propósito da catarse desejada. Embora, sem eles, o puro contacto do leitor com o auditor, já é o ideal.


O meu meu-haja caloroso aos alunos do Curso Vocacional do 9 º ano, que se disponibilizaram com a sua diretora de turma, no apoio à dinamização das sessões da Ribeira e de Marzovelos. 
Adoro estes miúdos e a sua generosidade!
Bem-haja às colegas Conceição Borges, Lúcia Morgado e Cristina Coelho que partilharam este trabalho. E obrigada, eu, pode ser?
 

Sem comentários:

MENSAGENS POPULARES