O blogue tem como propósito divulgar as atividades da biblioteca da escola da Ribeira, que se situa na zona histórica da cidade de Viseu, pelo que a BE desenvolve parcerias culturais. O blogue também inclui atividades das BE de Santiago e de São Miguel. Estas três bibliotecas fazem parte das 6 bibliotecas do Agrupamento de Escolas Grão Vasco, Viseu, que integram a RBE/ME.
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
Cartões de Natal
Meninos e meninas: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/natal1.html
Jovens e Adultos (pais) : http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/natal2.html
Professores e Funcionários: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/natal3.html
Abram o link que vos é dirigido e deixem um comentário.
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Feira do Livro
Na semana de 24 a 28 de Novembro, realizou-se na nossa escola, mais uma feira do livro, desta vez, organizada por autores portugueses। O espaço teve direito a decoração própria, com a colaboração de todas as turmas, que deixaram a sua definição de leitura, nos “livrinhos” brancos que constam na fotografia abaixo.
Recebemos a visita de Encarregados de Educação, alunos e professores, não só da escola da Ribeira, mas também das escolas de Santiago e Avenida, aos quais, juntamente com os auxiliares da acção educativa, vendemos 401 livros.
Obrigado a todos que nos visitaram e parabéns a todos os que escolheram o livro como o presente ideal para dar e receber neste Natal.
terça-feira, 18 de novembro de 2008
domingo, 9 de novembro de 2008
Comemorações do Mês Internacional da Biblioteca Escolar
Os alunos do J.I, 1.º e 2.º Ano ouviram a leitura da história “Um lobo culto”, do autor Pascal Biet, apresentada com sombras chinesas , identificaram todos os dados relativos à constituição do livro, fizeram exercícios para testar a compreensão e retenção do oral e no final fizeram uma visita guiada à BE, para conhecer a estrutura e organização. Foi distribuído um guia de utilizador a todos os alunos do 1.º Ano.
Para receber os alunos do 3.º Ano, a BE convidou um aluno por turma para participar na apresentação de “Três fábulas”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. A cegonha (coordenadora) e a tartaruga (aluna) caracterizaram-se e assumiram as personagens para dar uma 2 lições de moral: “Não é preciso viajar muito para se conhecer o mundo. Quem usa a biblioteca, sabe muito e consegue viajar através da imaginação”; “Nunca ninguém sabe tudo, estamos sempre a aprender*
*Intervenções de Alunos do 4.º Ano.
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
Abertura do Ano Lectivo
Foi assim que recebemos os alunos no 1.º dia deste Ano lectivo. Os alunos do JI e 1.º Ano assistiram à apresentação de uma "História Encantada" criada pela educadora Helena Marques, mestre em literatura infantil.
Posteriormente, os alunos do 1.º ano receberam um livro novo ("História do livro activo" de Conceição Areias), oferecido pelo PNL, uma iniciativa enaltecida por toda a comunidade educativa. Vejam como eles estão curiosos...
quarta-feira, 11 de junho de 2008
Dia Mundial da Criança
Dentro da escola, tiveram muita música, actividades de animação e pipocas, as quais levaram para as salas de cinema, do centro comercial Fórum Viseu, onde assistiram a um filme.
À chegada receberam um balão e um poema retirado de “O livro dos dias”, de José Jorge Letria, uma iniciativa da equipa da BE/CRE, financiada pela livraria Brincolivro.
domingo, 8 de junho de 2008
Visita à BE/CRE da Escola Sede
A recepção dos alunos foi feita pelas coordenadoras e pela presidente do Agrupamento, na BE/CRE, onde, após um diálogo e jogo de imagens, apresentaram “A cegonha e a tartaruga”, inserida no livro “Três Fábulas”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
De seguida conheceram a organização do espaço e dos documentos, desfolharam alguns documentos impressos e fizeram jogos, o que os deixou bastante motivados para voltar àquele espaço.
No final receberam uma lembrança, que consistiu num crachá e num marcador de livros, onde ficou registado um pequeno excerto da fábula apresentada, como mostra a imagem ao lado.
A Presidente do Agrupamento acompanhou os alunos numa visita guiada ao espaço interior, nomeadamente às salas preparadas para o exercício de experiências, práticas musicais, desportivas e outras, diferentes daquelas a que estão habituados. Os espaços de convívio e o recinto exterior também mereceram a visita dos mais pequenos.
terça-feira, 13 de maio de 2008
Comemorações do "Dia Mundial do Livro"
Nesse dia, todas as turmas do 4º ano foram à BE, onde receberam as instruções para realizar uma “Caça à Poesia”। Esta actividade, organizada pela Coordenadora da Biblioteca e orientada por esta e pelo professor da turma, teve como objectivos principais assinalar a efeméride, dar a conhecer poesia e despertar o gosto para este tipo de texto. Cada turma, organizada por grupos, leu pistas, interpretou-as, procurou, encontrou, leu poemas e provérbios adaptados ao tema em questão, completou-os usando a imaginação, apresentou aos colegas o trabalho desenvolvido e, no final, todos conheceram a versão original, o autor e o livro, do qual foi retirado o excerto de cada poema.
Esta actividade foi também desenvolvida, nos dias que se seguiram, por todos os alunos do 3º ano e por 3 turmas do 2ºano. Todos os poemas foram afixados no polivalente da escola.
Para que este dia não fosse ignorado por ninguém, foi criado, em toda a escola, um ambiente de festa, onde não faltou o bolo gigante, em forma de livro, do qual todos puderam saborear fatias de “Doces Leituras”. Esta iniciativa contou com o apoio do Conselho Executivo, dos funcionários, alunos e Encarregados de Educação. Juntos conseguimos alegria, satisfação e uma verba, no valor de 374,34€, soma das moedas (de valor indefinido) que os alunos colocaram voluntariamente na caixinha das “Doces Leituras” e que será aplicada na compra de novos livros, DVD e CD-ROM.
Nos dias 29 e 30 do referido mês, os alunos do J.I, 1º ano e 2 turmas do 2º ano também foram à BE ouvir e participar no conto “História de um segredo”, de João Paulo Cotrim. Na sala de aula, os alunos fizeram trabalhos escritos e/ou ilustrados, que foram afixados no polivalente e, junto com os trabalhos dos restantes colegas, preencheram e embelezaram aquele espaço.
domingo, 13 de abril de 2008
sexta-feira, 28 de março de 2008
quarta-feira, 26 de março de 2008
Semana da Leitura
Esta iniciativa do PNL mereceu grande receptividade de toda a Comunidade Educativa.
No primeiro dia da Semana, o Livro gigante (Coordenada da BE/CRE) percorreu todas as salas de aula para motivar, de forma divertida, as leituras e trabalhos daí extraídos.
Nos 3 dias seguintes muitas foram as actividades que marcaram a semana, tais como: leituras encenadas na BE/CRE, leituras de pares, leituras inter-turmas, debates, leituras de e com familiares; Espectáculos de poesia, dramatizações e ilustrações.
Para encerrar a semana, organizaram-se 4 sessões que decorreram no Auditório do IPJ, onde todos os alunos puderam apresentar as suas leituras e trabalhos que realizaram em torno das mesmas. A abrir cada sessão estiveram presentes algumas entidades, que também deram o seu contributo com leituras prosaicas ou poéticas: Dr.Inês Campos, presidente do nosso Agrupamento; Dr. Moreira, Vereador da Cultura da CMV; Dr. Acácio Pinto, Governador Civil e Dr. Celso; Presidente da Associação de Pais da EB1 Viseu nº1 – Ribeira. Após a apresentação dos trabalhos dos alunos, houve também uma peça de teatro realizada por um grupo de estagiárias e ainda, uma leitura encenada da responsabilidade da Coordenadora da BE/CRE e de uma Educadora do JI de Santiago.
E “porque ler é fixe”, esperamos que “a semana da leitura se prolongue pela vida fora”… foram as frases emblemáticas que marcam o discurso dos nossos alunos.
segunda-feira, 24 de março de 2008
Desfile de Carnaval
Todos se divertiram como mostram as imagens…
sábado, 9 de fevereiro de 2008
Chuva de Livros
A BE foi decorada com gotas de letras e 4 guarda-chuvas de cores diferentes, cada um com oito excertos de livros, pertencentes a uma classe, havendo assim, chuva de poesia, chuva de contos, chuva de fábulas e chuva de aventuras.
Os alunos leram os excertos, escolheram o que mais os cativou e, seguindo pistas, conseguiram identificar o livro a que pertencia o excerto lido. Leram poemas, contos, fábulas e capítulos de aventuras. Preencheram uma ficha de leitura, ouviram, atentamente, um poema, retirado da chuva de poesia, e, no final, avaliaram a actividade desenvolvida.
Todos os participantes fizeram uma avaliação positiva, manifestando interesse em requisitar o
segunda-feira, 7 de janeiro de 2008
Comemorações de Natal
Todos os alunos se deslocaram à Biblioteca Municipal para ouvir e ver, em power point, a história “ A pequena Árvore de Natal”, de Dugald Steer.
A equipa da BE/CRE da Ribeira preparou também uma história para os alunos do 3.º e 4.º ano das escolas de Santiago e Ribeira. Usando o livro gigante já familiar dos alunos da Ribeira, pois esteve exposto na feira do livro que decorreu no mês anterior, a história “Alberto e a árvore de Natal”, de Cidália Fernandes, foi dramatizada e explorada pel os alunos, nas bibliotecas das respectivas escolas. Na Escola de Santiago também foi possível fazer uma leitura encenada da história “A Prenda de Natal do Henrique Semprespera”, de John Burningham, com a colaboração dos alunos do 1.º e 2.º ano.
O Fórum Viseu promoveu 5 actividades distintas para alunos do J.I. e 1.º C.E.B. da cidade de Viseu. Devido ao elevado número de alunos, apenas 50% das crianças da escola da Ribeira puderam, além de aprender a construir instrumentos musicais, confeccionar bonecos e enfeites, ouvir histórias de Natal, aprender danças de outros países e participar no passatempo “Mensagem de Natal sobre a Natureza”. Todas as actividades exigiram o envolvimento das crianças, extraindo-se delas uma enorme receptividade. Todos os participantes receberam um livro de presente.
Como é habitual em anos anteriores, houve uma festa de Natal para encerrar o 1.º período, mas desta vez a festa não foi criada exclusivamente pelos alunos, mas sim para eles. Houve um espectáculo musical de Jazz, cujos músicos se caracterizaram como duendes e a vocalista, que também é actriz de teatro, fez animação à mistura.
MENSAGENS POPULARES
-
Com um enorme prazer, desfrutámos da companhia e do trabalho da artista plástica e ilustradora Rachel Caiano distinguida com vários pré...
-
As turmas do 3º e do 4º ano do nosso agrupamento tiveram, ontem, o seu espetáculo de teatro. A Companhia AtrapalhArte de Coimbra, contin...
-
Este projeto teve continuidade este ano letivo, na escola de Santiago, tendo cada turma da Pré-Escolar e do 1ºCEB, elaborado uma história co...