segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Concurso Concelhio de Leitura (CCL)

Boa tarde, amigos.
Estamos a dar início ao Concurso Concelhio de Leitura (CCL) destinado aos alunos do 4º ano do agrupamento de escolas.
 A primeira obra a ler será « A Menina do Mar» de Sophia de Mello Breyner Andresen.
A prova realiza-se no dia 11 de janeiro, em cada escola que participa.
Aproveito para deixar o espetáculo de Filipe La Féria.
Embora não dispense a leitura.





quinta-feira, 17 de novembro de 2016

«As Aventuras de Pinóquio» pela Companhia AtrapalhArte

As turmas do 3º e do 4º ano do nosso agrupamento tiveram, ontem, o seu espetáculo de teatro. A Companhia AtrapalhArte de Coimbra, continua a fascinar o público infantil e o adulto. Consegue misturar à arte da representação, uma dose muito bem temperada de humor. Ora pisca o olho à criança, ora pisca o olho ao adulto.
Podemos dizer que As Aventuras de Pinóquio do escritor Carlo Collodi do século XIX, ganharam uma nova vida, à semelhança do boneco de madeira. como se da própria humanização do humano se tratasse. Parabéns.
Helena Marques



Espetáculo «Abílio, o Guardador de Abelhas», no Teatro Viriato

O Teatro Viriato disponibilizou 4 sessões unicamente para os alunos do 1º e do 2º ano do nosso agrupamento, nos dias 8, 9 e 10 de novembro. A atividade foi organizada pelas Professoras Bibliotecárias, como forma de abordar o projeto de ano do 1º CEB.  A peça de teatro «Abílio, o Guardador de Abelhas» teve como intérpretes Graeme Pulleyen, Ricardo Augusto e Luís Belo. Trata-se de um caso de perfeita comunhão entre as artes performativas - teatro, música e imagem - e o apelo ecológico, tão indispensável. 
A peça procura levantar questões sobre as prioridades atuais das chamadas sociedades desenvolvidas e a sustentabilidade da vida coletiva. Celebra a capacidade do ser humano batalhar pela sua própria felicidade, numa visão ecológica. 


Bibloteca Escolar Inclusiva


 Amigos, o nosso miúdo esperto e conversador, joão Lino, pediu esta fotografia enternecedora. A promessa está cumprida. O joão é um exemplo de luta, motivação e alegria de viver. Aqui está ele a ler BRAILLE,acompanhado de um adulto. Garanto que é quase na perfeição. Todos os dias, recebo a visita deste leitor terno. A biblioteca está a tentar adquirir livros em braille. Quem pode dar um empurrão?
Também, este ano letivo foram adicionados os códigos ColorAdd à coleção da bibloteca, em parceria com o CRTIC de Viseu. Trata-se d eum código para pessoas daltónicas. Cada cor de classe tema dicioando um código que a representa, figurando na cota de cada livro.
Porque LER É UM ATO DE LIBERDADE.
Que todos merecem.  


Concurso de Vassouras

Confessor que não aprecio o Halloween e que Portugal tem uma tradição muito sua para esta época do ano. Outra que não a anglófona que se instalou por cá.
Mas, também confesso que este concurso de Vassouras na Escola da Ribeira esteve muito bem enquadrado, no contexto da disciplina de Inglês. E faz todo o sentido.
Confesso, finalmente, que as vassouras são irresistíveis.
Com direito a concurso, claro.

MENSAGENS POPULARES