Deste modo, a biblioteca escolar desenvolveu mais uma experiência que pretende articular o seu trabalho com o docente titular de turma, procurando ir ao encontro das necessidades do currículo dos mais pequenos. Desta vez, foi eleita a Educação Pré-Escolar.
A professora Cristina orientou a atividade, subordinada ao tema "os vulcões". Variando a metodologia de trabalho, partiu-se do grande grupo para lançar o tema e a conversa. De seguida, os participantes agruparam-se em pequenos grupos. Algumas crianças acederam à informação em livros, outras em sítios web, para trocarem os recursos entre si, num segundo momento. Por fim, voltou-se ao grande grupo para partilhar a informação, expondo ideias e sensações. A exploração teve continuidade na sala de atividades, como forma de orientar a ação da biblioteca para fora.
Constatou-se que estes meninos, enquanto nativos digitais, estão ambientados com as funcionalidades básicas das ferramentas digitais para comunicar. E a sua curiosidade nata é o motor genuíno da busca do conhecimento. | Helena Marques