segunda-feira, 24 de junho de 2019

CAMINHÁMOS JUNTOS

Caminhámos juntos, este ano letivo. E fizemos um bom caminho. Foi longo, intenso, cheio de trabalho, mas cresceram bons frutos.
Esta personagem é a Guardiã das Águas. Qualquer dia, ela volta.
Hoje, comemoram-se as Cavalhadas de Vildemoinhos na cidade de Viseu,onde vão aparecer os cavaleiros montados nos seus cavalos para lembrar os tempos antigos em que eles tinham que guardar as águas para que chegassem ao seu destino. Não é por acaso que ainda hoje existe a Porta dos Cavaleiros, ao lado da fonte de São Francisco. Nem é por acaso que existiam os moinhos movidos a água. Daí vinha o sustento para todos e era um gesto sagrado, o facto de assegurar que o sustento fosse para todos. Aqui temos a relação direta entre a água e o pão. 
Que a água nunca nos falte e que a alegria nos sacuda!
Meninos, tenham umas férias letivas muito retemperadoras. Os crescidos ainda têm algum trabalho pela frente. Helena Marques


quarta-feira, 12 de junho de 2019

SESSÕES: CAIXINHA DE POESIA

Haverá melhor forma de nos despedirmos dos meninos que vão transitar para o 2º ciclo? Claro que não! Sim, foi com poesia que dedicámos sessões a estas turmas, nas diferentes escolas. Estamos a terminá-las, na biblioteca de Santiago, de São Miguel, da Ribeira, na escola do Bairro Municipal e na escola da Avenida... 
Fizemos uma seleção apurada de mais de vinte poetas. Sonoridades, silêncios e emoções levaram-nos à descoberta de coisas belas e tão simples que quase passariam despercebidas se não fossem os poetas a escrevê-las. 
Até sempre meus queridos.

quarta-feira, 5 de junho de 2019

A MENINA QUE SE PERDEU DO LIVRO

O dia do agrupamento foi um acontecimento em cheio, onde todos os alunos do agrupamento se movimentaram em simultâneo, dentro dos mesmos espaços, explorando oficinas, atividades, assistindo a sessões animadas, desfrutando de exposições e de espetáculos. 
Cerca de 2800 alunos dos diferentes graus de ensino se cruzaram no mesmo evento, na Escola Grão Vasco, a escola sede, onde os departamentos e as bibliotecas escolares deram o seu contributo.
Este vídeo ilustra as sessões decorridas na biblioteca da escola Grão Vasco, com a encenação de "A Menina que se perdeu do livro", baseada em obras literárias de tradição oral. 
O meu bem-haja às estagiárias da Escola Superior de Educação de Viseu que se deixaram levar por mim. Embora tivessem concluído o estágio, ofereceram a sua generosidade a crianças e adultos.

segunda-feira, 3 de junho de 2019

"AQUI COMEÇA O MAR"

O espetáculo "Aqui começa o Mar", encenado e interpretado por Sofia Moura e Dennis Xavier, no Teatro Viriato, revelou ter todos os ingredientes cénicos para cativar os mais pequeninos.
Baseado na obra literária "O Bojador" de Sophia de Mello Breyner Andresen, o espetáculo foi muito envolvente.
Esta manhã começaram as sessões que se irão prolongar até quarta feira. Todas as turmas da Educação Pré-Escolar irão participar neste evento tão cativante, organizado pela biblioteca escolar, como modo de motivar para a leitura e as artes performativas, mas também de encantar, na semana que assinala o dia da criança.

MENSAGENS POPULARES