sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Concurso Nacional de Leitura: 1ª fase

O Agrupamento de Escolas Grão Vasco, Viseu, já selecionou as obras literárias para a primeira fase do Concurso Nacional de Leitura do ano 2019-2020. A fase de escola/agrupamento.
Assim, sendo, teremos:
1º CEB: 
- Graças e Desgraças da corte de El-Rei Tadinho"  Alice Vieira;
2º CEB:
- O Rapaz e o Robô de Luísa Ducla Soares;
3º CEB:
- O Velho e o Mar de Ernest Hemingway.


Desejamos muito entusiasmo para as leituras e que a participação neste concurso nacional traga a todos os leitores a possibilidade de novas descobertas.

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Contos d' Água

E pronto. Fica registado o dia dos " Contos d' Água".
A minha coleção de contos com poesia à mistura. 
Uma sessão em pleno parque Aquilino Ribeiro, oferecida aos filhos e aos pais.
Esta sessão está inserida no evento cultural Outono Quente, organizado pela Associação zunzum.
 Grande parte dos contos serviu também para sensibilizar o público para práticas ecológicas. Viseu viveu um outono deveras quente. Quente em cultura. Quente em temperatura. Quente em partilha. 

Contador Rodolfo Castro

As turmas da Educação Pré-Escolar, bem como algumas turmas do 1º CEB tiveram o privilégio de participar nos piores contos do mundo, com o contador argentino, Rodolfo Castro, no parque Aquilino Ribeiro, no âmbito do evento cultural OUTONO QUENTE, promovido pela Associação Zunzum.

A escola do Bairro Municipal, a escola da Avenida, a escola da Ribeira estiveram envolvidas nesta atividade extraordinária, onde ninguém fica indiferente ao poder encantatório deste contador profissional.
Valeu mesmo a pena. 


quarta-feira, 9 de outubro de 2019

"Para ti, Sophia" de Trigo Limpo

As turmas do 4.º ano tiveram o privilégio de assistir ao espetáculo "Para ti, Sophia", encenado por Pompeu José, da Companhia de teatro "Trigo Limpo", da ACERT. Privilégio porquê? O facto de se tratar de uma peça que aborda o conto " A Floresta" de Sophia de Mello Breyner Andresen já representa um grande ganho. Porém, para quem assiste à peça poderá confirmar a excelência do espetáculo, quer pela interpretação, quer pela encenação. De um rigor estético extraordinário e uma dinâmica forte, adaptada às exigências do público mais novo, a peça prende a todo o instante o espectador mais distraído e recria uma atmosfera verdadeiramente mágica. Por sua vez, a mensagem do conto é muito bem aproveitada,  fazendo passar valores de cidadania. Para nós, trata-se da melhor peça sobre o conto que a inspirou! Já só falta ler o livro, não esquecer!


quinta-feira, 3 de outubro de 2019

A NOITE, a viagem de Perséfone

Ontem e hoje, os dias têm sido reservados aos alunos do 1º ano, assistindo à peça de teatro "NOITE; a viagem de Perséfone." As turmas estão organizadas por sessões. Este evento agendado pela biblioteca escolar comemora o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. A peça aborda os medos da infância e pretende desmistificar os fantasmas interiores junto dos mais pequenos. Com uma performance multidisciplinar, onde a atriz Sofia Moura mistura o teatro com a dança e a música, as crianças  têm motivos para se deixar levar pela magia e pela surpresa. Esta peça foi encenada por Graem Pulleyn e a música foi entregue a Dennis Xavier.

MENSAGENS POPULARES