segunda-feira, 7 de abril de 2025

EXPOSIÇÃO "LEITURAS ILUSTRADAS"

A partir de uma mostra de 16 novos livros, as 16 turmas da escola da Ribeira participaram no trabalho de leitura, exploração e ilustração de um livro diferente, por turma, que veio enriquecer os leitores, a biblioteca e a exposição. Um elo de ligação entre todos os elementos!





AS MALAS DO MEU AVÔ

A companhia de teatro CEM PALCOS apresentou o espetáculo de marionetas, "as malas do meu avô" com a interpretação da atriz Filipa Fróis, às 3 turmas da escola do Bairro Municipal e às 5 turmas da escola da Avenida. O silêncio que se fez na plateia durante uma hora, diz tudo sobre o envolvimento dos alunos e a magia que se criou através das histórias exóticas do avô.

        

SHORT STORIES

Para a semana da leitura, o grupo de inglês organizou contos curtos, em língua inglesa para narrar aos alunos. Aqui está a nossa Marisa em situação, com estes meninos divertidos. ENJOY!


LEITURAS COM AS FAMÍLIAS

Ao longo da semana, as salas de aula foram-se enchendo de familiares, com leituras ternurentas e afetuosas, pelas 13 escolas! As escolas encheram-se de outras vozes, tendo havido grande adesão de pais!




PERSONAGENS ESTRANHAS

 Andaram por aí umas personagens estranhas, pela biblioteca. Participaram as 3 turmas do 2º ano e os estagiários da ESEV com as professoras Anabela, Rosa e Estrela.



PARA QUE SERVE A POESIA

 Depois do grande dia com Rita Taborda Duarte, a iniciar a semana da leitura, tivemos o Bruno de Araújo Nogueira que transformou o poema de Álvaro Magalhães em canção, compondo uma música original. As 3 turmas do 4º ano fizeram ensaios e, em várias sessões, puderam participar as 16 turmas da Ribeira. As emoções partilhadas? Alegria, harmonia, paz... Obrigada a todos os colegas e meninos e um especial bem-haja ao Bruno, pelo seu talento e generosidade!



ENCONTRO COM RITA TABORDA DUARTE

O agrupamento de escolas Grão Vasco, Viseu, recebeu, dia 28 de março, a escritora Rita Taborda Duarte que fascinou o pequeno público com as suas personagens invulgares. Houve perguntas e muitas respostas. Participaram, no IPDJ, 8 turmas da Ribeira e de São Miguel e, ainda, a escola João de Barros. Parabéns, pelo feliz encontro! Obrigada, Paulo Matos, pelo precioso apoio técnico!



PROGRAMA DA SEMANA DA LEITURA

As 6 bibliotecas do agrupamento e, ainda as demais escolas, celebraram a semana da leitura, de 31 de março a 4 de abril. Dentro do programa geral do agrupamento, cada escola tem um programa adaptado à sua realidade. BOAS LEITURAS!



MIÚDOS A VOTOS

A votação final do projeto "Miúdos a Votos" foi submetida, com um total de 20 votações na escola de Santiago. Trata-se de um projeto que implica a mobilização de competências de leitura, mas também de cidadania ativa e democracia, mobilizando um ato eleitoral semelhante às eleições nacionais. A diferença é que implica livros. De pequeno se começa!



CONCURSO CONCELHIO DE LEITURA | FINAL

A final do concurso concelhio de leitura aconteceu no dia 19 de março, na Escola Secundária Emídio Navarro e o nosso Gabriel da escola de Santiago foi premiado com o 3º Lugar, na categoria do 1º CEB. Teve uma presença segura e crítica. Parabéns a todos os participantes que representaram muito bem o concelho. LER FAZ TÃO BEM.





LIVROS NOVOS

Deram entrada na biblioteca de Santiago e na biblioteca da Ribeira novos livros, prontinhos a serem lidos pelos meninos. Boas leituras e pausa revigorante, pequenos leitores!



CONCURSO CONCELHIO DE LEITURA | APURADOS

Após uma análise ponderada das provas da 1ª fase dos alunos do 4º ano, do nosso agrupamento, foram apurados os 3 alunos que passarão à fase seguinte, a concelhia, cuja prova será realizada na Escola Emídio Navarro, no dia 19 de março. Estes 3 alunos irão representar o nosso agrupamento, ao nível do 1º CEB. Parabéns, a todos os alunos que participaram!



CAIXINHA DE POESIA

 A atividade poética foi desdobrada em várias sessões , nas bibliotecas da Ribeira e de Santiago, na qual participaram todas as turmas da Pré-Escolar e do 1.º ano, num total de 12 turmas. Através da interpretação dos poemas, os poetas são convocados pelas sonoridades dos instrumentos e da linguagem, pelas imagens e pela voz, transformando o ato poético numa experiência lúdica e relaxante.



MENSAGENS POPULARES