Organizado pela biblioteca da Ribeira, em colaboração com os docentes e funcionários, o serão tão singular, criado em torno do projecto «Biblioteca Fora d’Horas», resultou da partilha de percursos de leitura vividos ao longo do ano, mas também ofereceu um leque de novas oficinas.
O espaço foi carinhosamente preparado a pensar na comunidade educativa, reservando um lugar de honra aos alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo, bem como aos seus familiares. Evidenciou a generosidade e a criatividade das crianças, dos docentes e dos funcionários. De facto, somente a união pode produzir resultados tão criativos e multifacetados.
Os cerca de 500 visitantes desfrutaram da diversidade de espectáculos, de narrações e de actividades criativas, que deram acesso a novos sonhos. A escola foi visitada por novos rostos e novas vivências. Num ambiente de descontracção, o interesse foi sincero, pelo silêncio impregnado nos espectáculos, apesar da audiência ser muito numerosa, desfrutando de mais de vinte espectáculos encenados pelos alunos, em torno de experiências literárias.
Enquanto isso, o espaço central do palco foi rodeado de um número considerável de outras actividades, de acordo com a oferta de cada stand, num total de sete eventos, a saber, a feira do livro usado, os jogos educativos manipuláveis, a banca dos jornais, a confecção de marcadores de leituras, a oficina de pintura, o roteiro turístico e finalmente, no sétimo stand, a zona multimédia. A oficina de pintura foi animada por uma personagem masculina vestida do tão ilustre pintor, Grão Vasco.
Outro centro de atracção foi vivido dentro de uma tenda medieval, na qual a audiência tomava um chá enquanto degustava um conto narrado por personagens caracterizadas à época medieval. O ambiente embalava-se de melodias propícias a cada atmosfera e transportava os auditores para tempos de outrora. Os bolinhos eram servidos por figurantes vestidos ao jeito medieval.
Recuando ainda mais no tempo, os visitantes apreciaram dois dinossauros de grande porte expostos no recinto, sendo dado algum esclarecimento por uma arqueóloga convidada para o efeito.
A actividade contou com o apoio da Câmara Municipal de Viseu, da Expovis, do Diário Regional de Viseu, do Jornal do Centro, da Região de Turismo do Centro de Portugal, da Naturtejo, do Continente de Viseu, do Olho Turista, Lda e DãoTV.
Deixamos o nosso Bem-haja a toda a comunidade educativa e a todos quantos contribuíram para a concretização de tão eloquente serão.
O blogue tem como propósito divulgar as atividades da biblioteca da escola da Ribeira, que se situa na zona histórica da cidade de Viseu, pelo que a BE desenvolve parcerias culturais. O blogue também inclui atividades das BE de Santiago e de São Miguel. Estas três bibliotecas fazem parte das 6 bibliotecas do Agrupamento de Escolas Grão Vasco, Viseu, que integram a RBE/ME.
quinta-feira, 17 de junho de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
MENSAGENS POPULARES
-
Com um enorme prazer, desfrutámos da companhia e do trabalho da artista plástica e ilustradora Rachel Caiano distinguida com vários pré...
-
As turmas do 3º e do 4º ano do nosso agrupamento tiveram, ontem, o seu espetáculo de teatro. A Companhia AtrapalhArte de Coimbra, contin...
-
Este projeto teve continuidade este ano letivo, na escola de Santiago, tendo cada turma da Pré-Escolar e do 1ºCEB, elaborado uma história co...
Sem comentários:
Enviar um comentário